O que é um fundo multimercado?
De maneira genérica, os fundos Multimercados são aqueles cujos gestores têm maior liberdade na alocação de sua carteira, podendo atuar em diversas modalidades de investimento disponíveis no mercado nacional.

O Venturestar FIM é um fundo Multimercado, com renda variável, com alavancagem. Isso quer dizer que os gestores do Fundo podem operar nos diversos mercados, por exemplo de juros, de câmbio, de renda variável e derivativos.

A alavancagem significa que o fundo pode assumir posições maiores do que seu próprio patrimônio. Isso em geral acontece através da utilização de instrumentos derivativos - para operá-los, deposita-se uma parcela do valor da operação a título de margem. Ou seja, como é "uma parcela", é possível que um fundo tenha posições superiores ao seu patrimônio - o que chamamos de "alavancagem".

Ao investir em um Fundo de Investimento, o investidor está dando um "mandato" ao gestor para administrar seus recursos de acordo com um determinado critério (é importante que o investidor sempre leia atentamente o Regulamento e o Prospecto do fundo de investimento onde pretende fazer uma aplicação).

A principal diferença em relação aos fundos de Renda Fixa e DI, por exemplo, é a amplitude de instrumentos à disposição do gestor. Para um fundo de Renda Fixa, o critério é, de maneira geral, que os recursos sejam investidos em instrumentos pré-fixados. Para um fundo DI, por exemplo, o critério é que os recursos sejam investidos em instrumentos pós-fixados.

Ao decidir entre um ou outro, é de se esperar que o investidor tenha sua própria visão sobre o comportamento futuro das taxas de juros - se acha que as taxas de juros tendem a cair, por exemplo, deve procurar um fundo de renda fixa, que tende a se beneficiar das quedas. Se, ao contrário, o investidor tem uma expectativa de taxas de juros crescentes, deve buscar um fundo DI, que se beneficia do aumento de taxas patrocinados pelo Banco Central e é menos sensível a perdas em sua carteira quando o mercado acelera suas projeções e aumenta as taxas de juros.

Ao investir em um fundo multimercado como o Venturestar FIM, o investidor está dando um "mandato" aos gestores para operarem os mercados. O investidor está delegando ao gestor a decisão de investimento e caberá a este, de acordo com a sua leitura de mercado a cada momento, tomar a decisão de que ativos comprar, vender e a que tempo fazê-lo.


Av. Angélica, 2510 - Conj. 103 - 10° andar
CEP: 01227-200 | Consolação - São Paulo - SP
Fone: 11 3154-1515 | Fax: 11 3154-1515